Como comprar um cão de raça

Não faltam dicas na internet mas vamos falar de forma realmente prática. Quais os passos que devem ser dados na hora de escolher uma raça, um criador e um indivíduo.


1 - Escolha a raça adequada para as suas necessidades. Pesquise sobre o padrão de tamanho, pelo, necessidades e comportamento.


Como é o seu espaço? Comporta um cão pequeno, médio, grande, gigante? Quantos cães? Você tem disposição e força física para lidar com qual porte? Seus muros são adequados? O que é mais importante? O cão, seus móveis ou o seu jardim? O cão vai viajar com você?

Quanto você pode investir na aquisição e na manutenção? Você tem alguma necessidade específica como guarda, esportes, silêncio?

Tem alergia respiratória? Evite cães de pelo fino ou longo. Procure raças de pelo curto e duro ou raças em que se indica a tosa baixa e menos frequentes.

Enumere suas necessidades e possibilidades e então enumere algumas raças que se enquadram nas suas necessidades. Entre em contato com quem tem a raça. Amigos, grupos do Facebook, perfis do instagram e tente conversar com pessoas que tem aquelas raças para fazer as escolhas certas.


2 - Procure bons criadores e que se encaixem com o seu perfil


Após definir quais raças te interessam, comece a procurar o criador certo para você. Busque em revistas, no Google, no Instagram, busque indicações, entre em contato com o Kennel clube. Enumere alguns criadores que parecem confiáveis. Converse com eles e veja qual tem o perfil de cães e de atendimento que te agrada.

Você quer um criador mais comercial, que te forneça muitas opções de cores, preços, nota fiscal, garantia conforme CDC, te receba no local e mostre os cães?

Quer um criador que tenha mais contato com os seus próprios animais, crie os filhotes em casa, veja cada filhote como único, faça contrato, te dê garantia de saúde mas não veja os cães como produto, te mostre fotos, vídeos, te ajude na escolha mas não mostre os filhotes pessoalmente, crie um relacionamento com você e espere que você assuma a responsabilidade pelo filhote?

Há muitas formas de criar. A questão não é julgar qual é a melhor forma e sim buscar a forma que atenda às suas expectativas. Não adianta exigir do criador algo diferente daquilo que ele se propõe a oferecer.


3 - Escolha o seu filhote e efetue uma reserva


Encontrou a raça e o criador certo?

Então é hora de escolher o seu cão. Conheça o pedigree e os pais da ninhada, mesmo que por fotos e vídeos. Pergunte sobre o temperamento, porte e saúde dos pais. Te agradam? É algo parecido com aqueles cães que você está buscando?

Seja flexível com cor e sexo. Em algumas raças, se escolhe principalmente por cor, conforme disponibilidade. Você vai reservar um filhote específico. Em outras a escolha é feita um pouco mais tarde, por volta de 7 semanas. Você vai escolher o sexo e talvez a cor mas o filhote em específico será escolhido um pouco mais adiante. Acerte valor, forma de pagamento e forma de entrega antes de efetivar a sua reserva. Reserve quando tiver certeza de que quer o filhote.

Featured Posts