top of page

ANUÁRIO 2018 TOP CÃES - CÃES E CIA

Dobermann

País de origem: Alemanha

Porte: Grande

Banho e tosa: Pouco

Atividade: Alta

Convívio com outros pets: Médio

Convívio com cães: Médio

História: A raça leva o sobrenome do seu criador de origem, o alemão Friedrich Louis Dobermann, e foi desenvolvida por ele no século XIX com o objetivo de obter não apenas um cão alerta, mas um cão de trabalho altamente protetor para casa e família. Eles eram frequentemente utilizados como guardiães e cães de polícia.

Tamanho: De 63 a 72 cm.

Peso: De 32 a 45 kg.

Personalidade: Entre suas maiores virtudes estão seu companheirismo, equilíbrio e dedicação à família. Afetuoso, sensitivo e autoconfiante, a raça percebe as diferenças de humor de seu dono e cuida de todos da casa, até mesmo de outros animais em geral, quando socializado desde filhote. É um cão de temperamento equilibrado, amigável, calmo e de agressividade média.

Sério, sua expressão alerta demonstra que está sempre atento a tudo e todos. Intimida pela sua aparência e atitude. Contudo, visitas autorizadas e acompanhadas pelo dono são toleradas. Seu instinto protetor é ativado quando percebe ameaça e a efetividade da guarda é aprimorada se devidamente treinado.

Manejo: Exige atividade diária, sessões de brincadeiras e convívio íntimo com a família. Fácil de ser treinado, o Dobermann gosta de trabalhar, devendo possuir para tal, uma boa habilidade, coragem e firmeza. Se o dono for esportista, a prática de outras atividades como corridas, agility, IPO, entre outras, são muito bem-vindas. Sem atividade regular, ele pode se tornar destruidor.

Para a beleza da pelagem, recomenda-se escovação regular. Banhos com shampoo uma vez ao mês, ou menos, dependendo do ambiente em que vive. Manter escovação do pelo, dentes e orelhas limpas, mantém o cão com pelo brilhoso e sem cheiro forte.

Destaque: É elegante e musculoso, com pelo curto bem assentado, brilhante e agradável ao toque. Pode ser preto ou marrom, com manchas tan (vermelho ferrugem) bem definidas.

Revisão técnica: Ana Paula Ruzinski, canil Von Nordsonne.

Featured Posts
Recent Posts
Follow Us
Search By Tags
Archive
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page