top of page

A arte de criar cães

Para muitos, criar cães não passa de acasalar dois exemplares, de raça ou não, esperar 60 dias, deixar a fêmea fazer o serviço e depois destinar os filhotes. Algo que parece tão simples. Porém, a criação de cães de raça vai muito além disso. Envolve a escolha de características físicas, de temperamento e de saúde adequadas, bem como manejo correto e destinação selecionada dos filhotes. A parte mais fácil é conhecer o padrão da raça. Ele está disponível no site de cada entidade. Compreendê-lo não é tão simples assim. Mas nada que não se resuma a estudo e observação. Enxergar essas características nem sempre é tão simples assim. Alguns criadores ou juízes passam anos estudando uma determinada raça e parecem ter dificuldade em enxergar algumas características. Isso também é ligado à habilidade pessoal.

Após conhecer o padrão, é necessário avaliar os seus exemplares e buscar uma compensação de características. Nem mesmo o mais titulado dos cães é perfeito. É necessário conhecer o ponto fraco e o ponto forte de cada cão e compensá-los adequadamente. Mas isso também depende de outros fatores hereditários que vão além do que se vê no seu exemplar. Aí é necessário conhecer a procedência e linhagem do cão. E isso realmente não é tão fácil de se encontrar. Não existe uma cartilha de como criar a raça ‘x’ ou ‘y’ com histórico dos exemplares.

Com relação a características físicas, é a parte mais evidente. Não é tão difícil enxergar o paralelismo e as proporções de uma cabeça e buscar aperfeiçoar ou perpetuar essas características com o acasalamento adequado. Mas é necessário conhecer a carga genética desses cães para se obter um bom resultado. Quando se fala de características de temperamento, já fica um pouco mais complicado. É fácil identificar a ocorrência de uma mordida. Porém é difícil identificar o que gerou esse fato. Se é genético, se é manejo e se é uma característica desejável naquela raça ou não. Equilibrar temperamento também necessita de estudo e de observação. Tanto dos exemplares acasalados, quando dos ancestrais e da prole. E o temperamento é tão importante quando as características físicas do padrão, ou até mais.

Além da escolha das características físicas e de temperamento adequados, também é necessário a seleção de saúde. Conhecer se os problemas decorrem de fatores genéticos ou ambientais, se preocupar com a perpetuação de problemas genéticos, realizar exames etc. Por mais que existam exames identificando genes causadores de um determinado problema, obter saúde não é matemático. E é ainda mais difícil que selecionar estrutura e temperamento. Por mais que um criador busque a saúde do seu plantel e da sua prole, nunca alcançará 100% de satisfação.

Mas quando falamos de criação de cães, vamos muito além da seleção genética. Também é necessário conhecimento para o manejo adequado dos exemplares e dos filhotes. Investimento de tempo e de dinheiro. E claro, envolve riscos! Um verdadeiro criador está sempre buscando o melhor, procurando superar suas limitações. Precisa de acompanhamento veterinário, procurar os produtos adequados, seguir protocolos etc. Além disso, precisará dispender o seu tempo para acompanhar parto, cuidar de filhotes, passar noites em claro, abrir mão de convívio social etc.

Também é necessário conviver com a bajulação de interesseiros e com a perseguição de radicais contra a criação animal e venda de animais.

Absorver isso tudo e ter clareza na hora de destinar os cães ou mesmo segurar algum para o plantel. Se preocupar com a vida desses filhotes, seu crescimento saudável e tentar, de alguma forma, acompanhar tudo isso.

Sem falar nos sistemas de seleção como exposições e provas de trabalho, preocupação com a visibilidade pública, credibilidade e tudo mais.

Sim, criar cães é uma arte! Não é tão simples como um mais um é igual a dois. Um mais um pode ser igual a onze ou igual a nada. Uma arte que se aperfeiçoa com o tempo, dedicação e experiência. E que em retribuição, o artista recebe além de tudo uma cauda abanando ou uma lambida no rosto. Que passa por perdas, decepções, mas que se enche de alegria ao nascer de uma nova vida.

Ana Paula Ruzinski

Família Von Nordsonne

Featured Posts
Recent Posts
Follow Us
Search By Tags
Archive
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page