Porque ter um Dobermann
Parte-se da premissa de que o contato do ser humano com animais é benéfico para a saúde física e mental.
Nos primórdios da humanidade vivíamos em contato constante com a natureza e claro, com outros animais. Com o progresso da sociedade, o ser humano aos poucos foi perdendo o contato com o natural e instintivo, se tornando cada vez mais frio, egoísta e calculista. Manter o contato com algum animal e a natureza em si, renova a essência humana.
A partir daí, é necessário escolher qual, ou, quais animais você terá contato. Um dos animais que mais se adapta ao convívio humano é o cachorro. Aos poucos o homem foi aperfeiçoando esse animal, definindo-o em diversas raças, conforme o seu interesse. Porém, ainda existem os cães sem raça definida, que normalmente são uma mistura das várias raças existentes.
Mas aí surge a pergunta, por que escolher um cão de raça?
Um cão sem raça definida pode ser um dos maiores companheiros que uma pessoa terá na vida. Pode ser bonito, equilibrado e saudável. Porém, por não ter um padrão, ele vai demonstrar sua fisionomia e personalidade apenas com o decorrer do tempo.
Ao optar por um cão de raça, busca-se um padrão já definido, que se adapte com o gosto e estilo de vida de quem o adquire.
E das várias raças existentes, por que escolher um dobermann?
Primeiramente, ao se olhar o físico de um dobermann, vê-se um cão imponente, de beleza sem igual. Seja de orelhas e rabos íntegros ou operados, o dobermann no padrão da raça, independente da linhagem, é um cão que chama a atenção por onde passa e impõe o devido respeito. Seu tan sempre definido e sua cor característica o transformam em uma verdadeira pintura viva. É um cão alto, imponente, forte, porém leve e de fácil trato.
Um cão de temperamento inigualável. Companheiro, brincalhão, inteligente e excelente guarda. Escolhe apenas uma pessoa como dono e a ele respeita. A ele dá o seu carinho, amor e muitas vezes a vida em sua defesa. Também é um cão ideal para convivência familiar.
Reúne características de diversas raças em uma só, tornando-se uma raça que se adapta a diversos locais. Porém, um dobermann, como qualquer outro cão, tem o seu temperamento definido conforme a sua genética e criação.
A partir do momento que se opta por um dobermann, também é necessário escolher um cão de boa procedência. Normalmente o barato sai caro a longo prazo. Criar cães de qualidade tem um custo elevado.
Um verdadeiro criador se preocupa com a aparência, saúde, temperamento e destino dos cães que cria. O cão provavelmente vai conviver com o seu dono por no mínimo 10 anos mas ele é pago apenas uma vez.
Escolher um animal adequado pode parecer caro no início, mas a longo prazo é recompensador.
Ter um ou vários dobermanns é com certeza uma experiência inigualável!