top of page

As cores do Dobermann

As cores do Dobermann

FCI Standrad nº 143

A raça Dobermann oficialmente tem duas cores características. Preto ou marrom com marcações vermelho ferrugem. É possível encontrar exemplares de coloração isabela [diluição de marrom] ou azul [diluição de preto] com marcações vermelhas [essas cores são aceitas pelo AKC e The Kennel Club], todo preto ou albino [sem as marcações características].

No Brasil, os clubes de cinofilia, inclusive o CBKC [filiado a FCI belga], registram apenas exemplares preto ou marrom com marcação vermelha. Porém, exemplares da raça podem carregar o gene de diluição da cor, gerando cães azuis ou isabela. Da mesma forma podem carregar gene para albinismo. Dobermann branco trata-se de uma mutação genética e não possuem pigmentação. Podem apresentar diversos problemas como surdez e cegueira. Os exemplares pretos estão fora do padrão por não apresentarem a marcação característica. Os diluídos, azuis e isabelas [diluição de preto ou diluição de marrom], normalmente tem o pelo mais fino. Problemas de pele independem da cor. Mas a cobertura rala dos diluídos pode não facilitar no tratamento de problemas e podem ter CDA. [Leia mais em Cores Diluídas na Raça Dobermann].

Filhotes nascidos isabela, azul, albino ou todo preto não estão no padrão da raça conforme o Dobermann Verein. São cães fora do padrão FCI, mesmo que sejam filhos de pais com marcação correta. Como a cor é aceita nos Estados Unidos e Inglaterra e já foi aceita por outros clubes, é possível ocorrer sem que os pais tenham qualquer problema. Mas essas cores não devem ser reproduzidas para que sejam vendidas como exóticos. Portanto, ao ver anúncios de cães dessas cores vendidos como exemplares raros, não acredite. O dobermann tem a sua cor característica e não há nenhum tipo de coloração mais valorizada.

Kiwi popsicle

Featured Posts
Recent Posts
Follow Us
Search By Tags
Archive
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page